Drone aquático português vence concurso mundial do Engadget

Por Coordenação em
drone aquatico ziphius

O drone aquático Ziphius ganhou 19.300 euros, total do prémio atribuído por parte do júri e do público no concurso Insert Coint.

Ziphius, o pequeno drone aquático criado pela empresa portuguesa Azorean (spin-off da YDreams), venceu o concurso Insert Coin. Este evento, que premeia ideias que envolvem aparelhos não produzidos por grandes fabricantes, foi organizado pelo Engadget – famoso site de tecnologia – e realizado em São Francisco.
O drone aquático pode ser controlado por tablets e smartphones, desde que estes tenham Android e iOS. A transmissão entre drone e aparelhos móveis é realizada através de tecnologia wi-fi e, segundo a empresa, tem cerca de 90 metros de alcance.

Equipado com uma câmara frontal que possui ângulo regulável à distância, o Ziphius permite ao utilizador ver o que se passa na água. Também contém um foco LED, que possibilita o uso da câmara em zonas pouco iluminadas.

A aplicação que controla o drone tem uma característica que permite a criação de um ambiente de realidade aumentada. Os elementos captados pela câmara do Ziphius podem transformar-se de forma diferente quando são mostrados na imagem do ecrã observado pelo utilizador. A diretora de operações da Azorean, Cristina Gouveia, deu um exemplo dessa aplicação numa entrevista ao Engadget, onde comentou que uma bola de água detetada pela câmara do drone poderia transformar-se numa chama, ao ser transmitida no ecrã do tablet ou smartphone.

O Ziphius ganhou os dois prémios do concurso, por ser o projeto mais votado pelo público e distinguido pelo júri, num total de 19.300 euros.

Fonte: http://www.new4media.net/pt/?det=139…edium=facebook